3 de dez. de 2019

Aproveite essa oportunidade

José Bernardo

'Você só vive uma vez', essa frase, muitas vezes citada em inglês e abreviada como #YOLO (you only live once), se tornou uma justificativa para todo o tipo de excessos nesta geração. O imediatismo que hipnotiza adolescentes e jovens, os leva a beber tudo o que podem, usar quanta droga alcançam, ter todo o sexo que conseguem e evitar compromissos e responsabilidades. É um caminho diferente do que a ideia original de Carpe Diem, que ensinava a deixar-se levar pelo que a vida oferece em cada dia. YOLO é a busca imediata do máximo prazer com o mínimo de dor.

O que adolescentes e jovens parecem não perceber é que ‘só se vive uma vez’, mas essa vida é eterna e a eternidade traz consequências. Paulo avisou: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” Gl 6:7. Nossos dias não são isolados, estão ligados uns aos outros e nunca acabam, de modo que aquilo que fazemos em um dia certamente produz consequências no dia seguinte, tanto quanto a bebida produz ressaca, as drogas destroem o cérebro e o sexo fora do casamento desgasta a chance de viver um grande amor.

O fato é que, em nossa eternidade, o futuro no qual não queremos pensar logo se torna o passado que destrói o nosso presente. É verdade que só vivemos uma vez, e essa vida tem passado, presente e futuro. Só vivemos uma vez, então devemos viver de tal modo que o presente seja sempre uma boa colheita das coisas que fizemos no passado. Não aproveitaremos o presente se negligenciarmos o futuro para nos arrependermos do que passou. Por isso Paulo ainda recomendou: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” Gl 6:9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.