14 de dez. de 2019

5. Experimentar sem escolher

Série GenZ por José Bernardo

Um dos lemas da geração Z é YOLO, acróstico para ‘You only live once’, popularizado com o lançamento da música “The Motto” do rapper Drake e outros. No gancho da música o rapper canta: ‘You only live once: that's the motto, nigga, YOLO’. Muito diferente do lema Carpe Diem do poeta romano Horatius, que estimula aproveitar os benefícios do presente, face a um futuro incerto, YOLO é um chamado ao prazer extremo, mesmo com alto risco. Carpe Diem reflete bem a pós-modernidade do ciclo anterior, enquanto YOLO mostra os dentes da pós-modernidade contemporânea, e particularmente o estilo da Geração Z.

Experimentar tudo na maior intensidade, como se a vida durasse um momento, é característica de quem não tem fé ou esperança. Conforme Viktor Frankl, é a expressão de quem perdeu o significado, não obteve poder, e então se lança inteiramente ao prazer animal. É o oposto do caminho mais excelente conforme o apóstolo Paulo (1Co 13). O amor ágape é essencialmente preferir ou escolher algo, mais do que qualquer outra coisa. Amor assim “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” 1Co 13:7, mas a geração que confunde amor e sexo, que vive para a carne, é incapaz de amar.

Paulo terminou seu hino sobre o amor lembrando aos crentes que três coisas são necessárias para a vida cristã: a fé, a esperança e o amor. Na ausência de fé não há esperança, e na falta de esperança não há amor. Então, a saúde espiritual da nova geração está profundamente comprometida. Libertar-se dos níveis inferiores do prazer anímico começa com a compreensão e aceitação da missão divina. Quando nossos jovens e adolescentes finalmente entenderem para que estão aqui, terão verdadeira esperança e escolherão corretamente. A missão divina será o critério definitivo para experimentarem o que é bom, agradável e perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.