11 de ago de 2017

Unidade

José Bernardo


Aprendi que a unidade da Igreja já foi provida em Cristo, a nós cabe apenas conserva-la. Este é um tema que demanda atenção, seja na família, na Igreja ou na sociedade. Então, parece necessário trabalharmos pela unidade, o que seria uma abordagem equivocada. Paulo apresenta a melhor abordagem aos Efésios. Depois de ocupar metade da carta com o ensino sobre a salvação e a responsabilidade missionária da Igreja nesse processo, Paulo conclui com um solene ‘amém’ no último verso do capítulo três. A segunda metade da carta, é dedicada à aplicação prática do ensino anterior: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados...” Ef 4:1. Quatro atitudes são recomendadas a título de andar como é digno: humildade, mansidão, longanimidade e amor. Então Paulo introduz o tema da unidade: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” Ef 4:3.

Nero's Torches - 1876, by Henryk Siemiradzki (detalhe)
Note que, conforme o texto, ao andarem como é digno, os crentes guardam a unidade gerada pelo Espírito. A unidade espiritual precede a ação dos crentes. O que vem em seguida é uma lista dos fatores da unidade espiritual que, portanto, devem ser guardados. Os fatores foram organizados conforme as pessoas do Deus que provê a unidade. Pelo Espírito: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” Ef 4:4 – a) um corpo, o que fala do dom de cada membro em favor dos outros; b) um Espírito que anima esse corpo; c) uma esperança, o propósito do corpo. Pelo Filho: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” Ef 4:5 – d) um Senhor, portanto cada crente obedece à mesma ordem; e) uma só fé, ou seja, o mesmo conjunto de convicções; f) um batismo, cada crente testemunhando da mesma forma sobre suas convicções. Pelo Pai: “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós’ Ef 4:4-6 – g) um Deus, portanto todos adoram em unidade; h) um Pai, portanto todos dependem igualmente dele; i) sobre todos, ou seja, Deus e Pai presente e vigilante sobre cada um; j) por todos (através), cada um dando lugar à manifestação de Deus e do Pai aos outros; k) em todos, Deus enchendo diferentes vasos com o mesmo conteúdo. Destes fatores depende a unidade e cabe a nós zelar por eles para que não sejam roubados, contaminados ou destruídos. Assim a unidade do Espírito será mantida.
............................................
Siga o meu blog: www.sejamsantos.org
curta minha página: www.fb.com/josebernardo.job
siga-me no Instagram: @josebernardo.amme 
............................................

Um comentário:

  1. Obrigado Deus Pai, em nome do nosso SENHOR Jesus Cristo,

    Que O Espírito Santo continue usando você,

    Emmanuel Ziku
    Angola

    ResponderExcluir

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.