6 de ago de 2017

Quantidade

Aprendi que quantidade é qualidade. Estou cansado de ouvir que se busca qualidade e não quantidade como desculpa para um desempenho medíocre do ministério. Consideremos, por um momento, a Grande Comissão conforme o relato de Marcos. “E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas’” Mc 16:15. Há quatro quantidades, implícitas ou explícitas, nesse texto, de modo que a qualidade no cumprimento da Grande Comissão é medida numericamente: 

The plentiful harvest, Sawai Chinnawong (detalhe)

a) “Vão” – todos os discípulos, isto é, 100%; b) “pelo mundo todo” – todas as esferas socioeconômicas e culturais, portanto, 100% novamente; c) “preguem o evangelho” – o artigo definido indica o Evangelho em sua inteireza, sem faltar nada, ou seja, 100%; d) “a todas as pessoas” – novamente a quantidade de 100%. Portanto, a qualidade na obra missionária é medida pela quantidade: todo crente, indo por todo o mundo e pregando todo o Evangelho a toda criatura. Ensinando aos discípulos como pretendia que o Pai fosse glorificado, Jesus disse: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” Jo 15:8. Aqui o Senhor usou o adjetivo gr. polus, que enfatiza a quantidade, o número. Seremos seguidores de Jesus se estivermos prontos a oferecer fruto em quantidade. O fato é que não se pode contrapor qualidade e quantidade. Qualidade é um conjunto de características que inclui integridade, pureza, uniformidade, conformidade e também quantidade. Sem quantidade não há qualidade. Se compramos uma embalagem de ovos é importante que a embalagem esteja inteira, que os ovos estejam limpos e saudáveis. Mas ninguém ficará contente em pagar por uma embalagem de ovos, por melhores que sejam, em que venha faltando alguns da quantidade que devia estar ali. Jesus disse aos seus discípulos “Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita” Jo 4:35. Em outro momento, disse também que "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” Mt 9:37. Em Corinto, cidade que muitos achariam difícil de evangelizar e pastorear, o Senhor disse a Paulo: “Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: ‘Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade’" At 18:9,10. O segredo da quantidade na Igreja é evangelizar com qualidade. O disparate da qualidade sem quantidade é coisa de quem não quer cumprir a missão bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.