8 de ago de 2017

Pragmática

José Bernardo

Aprendi que a teologia é um ídolo quando seu estudo ou ensino se torna mais importante do que sua prática. O estudo da teologia pode trazer grande prazer em si mesmo, isso pela sensação de poder que proporciona. O estudioso se sente mais poderoso na medida em que acumula conhecimento, ou quando se torna mestre dos artifícios históricos e senhor das invenções sistemáticas.

"Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer,
que vós não conheceis"
 João 4:32

Enquanto se concentra assim nos estudos, ele pensa colocar seu trono acima das estrelas do céu. Semelhantemente, enquanto ensina, o mestre em teologia pode achar prazer em arrebanhar seguidores para si, em controlar o fluxo do conhecimento e decidir soberanamente o que suas criaturas devem saber. Um homem admirável como Esdras, achou segurança espiritual na integridade de três aspectos definitivos: "Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas" Ed 7:10. Jesus observou a falta dessa integridade dos estudiosos e mestres de seu tempo: "'Quanto a vocês, peritos na lei', disse Jesus, 'ai de vocês também!, porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los'" Lc 11:46. Tiago exortou os crentes a fugirem desse mal: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" Tg 1:22. A ênfase na prática da Palavra assegura nossa santificação enquanto estudamos e ensinamos as Escrituras. Devemos estudar a Palavra de Deus com o fim de praticá-la, e a prática da Palavra deve ser o princípio de nosso ensino. É maravilhoso encontrar no próprio Jesus, mestre e senhor, o exemplo para isso. Já a partir do batismo e a cada quando nos Evangelhos, ouvimos Jesus dizer algo como 'para que se cumpram as Escrituras'. Jesus vivia para cumprir a vontade do Pai; era por isso que examinava a Palavra e era sobre isso que ensinava os seus discípulos. Então disse, "Portanto, vão e façam discípulos... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” Mt 28:19,20. O cumprimento da missão da igreja só é possível quando a prática da Palavra é o eixo central. A santificação reside na prática da Palavra de Deus. Sem a prática, estudo e ensino da teologia são idolatria.
............................................
Siga o meu blog: www.sejamsantos.org
curta minha página: www.fb.com/josebernardo.job
siga-me no Instagram: @josebernardo.amme 
............................................
Foto: The spiritual food, por Sawai Chinnawong (detalhe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.