10 de mar de 2017

A vitória em Cristo

13/100

“O diabo faz a panela mas não faz a tampa.”

Conforme pesquisa da professora Maria Vitalina Frosi, esse dito veio com os 140 anos da imigração italiana para o Rio Grande do Sul. Na língua dialetal é expresso assim: "Al diàol al fa la pignata ma 'l fa minga 'l cuèrc". De modo geral, significa que as coisas malignas (do Diabo) são mal feitas, incompletas, e não funcionam bem. Mais especificamente, dá a entender que as coisas más que se fazem não ficam ocultas por muito tempo, pois não há como escondê-las, isto é, falta-lhes a tampa.

A Palavra de Deus
"Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" 1Jo 3:8.

[V] As Escrituras reconhecem o Diabo e sua ação destrutiva no mundo. Nessa passagem ele é apresentado como sendo pecador, e aqueles que pecam pertencem a ele. No contexto os pecadores são também chamados de filhos do Diabo, isso por causa da identidade entre suas obras e as obras dele. Entende-se que as obras do Diabo, como daqueles que agem como ele, são ruins, e é propósito do ministério de Jesus Cristo na Terra a destruição dessas obras e a anulação de seus efeitos.

[O] Esse texto nos assegura que é Jesus Cristo quem destrói as obras do Diabo. Embora essas obras sejam ruins, imperfeitas e incapazes, sem a ação libertadora de Cristo as pessoas permaneceriam presas por elas indefinidamente. O que João nos ensina, inspirado por Deus, é que existe o Diabo, suas ações são pecado, as obras de outros pecadores se identificam com elas, e é Cristo quem destrói essas obras e anula o seu efeito. Não fica, então, qualquer possibilidade de que as obras do Diabo e daqueles que agem como ele resistam à ação de Jesus.


[S] A religiosidade tradicional é pré-moderna, baseada no medo. Nela o Diabo tem um papel muito importante para prender as pessoas em suas instituições e práticas. Por outro lado, essa mesma religiosidade desenvolveu a ideia de que é possível vencer o Diabo com truques e iludi-lo com artifícios, gestos e objetos. A fé bíblica nos assegura que em Cristo temos a completa vitória contra o Diabo e contra o pecado. Examine hoje a sua vida e veja se você colocou sua confiança completa somente em Jesus Cristo, para não temer as obras do Diabo e nem achar que pode enfrentá-lo de outro modo. Ore, confessando o poder de Jesus e sua dependência dele contra todo o pecado e maldade que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.