2 de fev de 2017

Superando perdas

02 de fevereiro

“Não adianta chorar sobre o leite derramado.”

O cenário desse dito popular é certamente rural. A vaca está a ser ordenhada quando escoiceia o balde pondo a perder o precioso leite. Há aqui duas possibilidades: que o leite derramado não se pode recuperar e que a perda do leite poderia ter sido evitada amarrando-se as patas da vaca. Compara-se este dito a um chinês, 'a água derramada é difícil de coletar' ou conta-se a história de uma menina que leva o leite para vender no mercado e, imaginando quanto dinheiro vai ganhar a partir daquela venda, se distrai, tropeça e derrama o leite. Em qualquer caso, é inútil lamentar depois do ocorrido, o prejuízo irrecuperável ou a falta de cuidado e previdência.

A Palavra de Deus
"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia" Provébios 28:13.

[V] Os pecados são um enorme impedimento para nosso sucesso e bem estar, quer pelo desvio que causam quer por suas destrutivas consequências. Pecar poderia ser um prejuízo irrecuperável se não fosse a misericórdia de Deus. Ele sofre quando nos vê sofrendo, tanto que nos ama, por isso está disposto a recuperar o irrecuperável. Para isso devemos confessar e abandonar o pecado.

[O] A intenção do autor inspirado por Deus é ensinar como seu leitor poderia livrar-se do prejuízo que obteve quando pecou, e reaver as coisas preciosas que perdeu. Confessar e abandonar, nesse texto, têm o mesmo sentido de afastar de si alguma coisa e mandá-la para longe. Deus quer ver uma grande disposição da pessoa se distanciar do pecado antes de favorecê-la com sua misericórdia.


[S] O dito do leite derramado ignora que o maior prejuízo que se poderia ter é recuperável e vale a pena chorar por isso. O rei Davi que o diga. Quando ele derramou e perdeu o que tinha de mais precioso ao adulterar, assassinar e mentir, não hesitou em chorar, confessando e abandonando o seu pecado. Ele recebeu misericórdia de Deus e foi restaurado. O pensamento do mundo nos empurra para conformismo, para aceitar o prejuízo, a Palavra de Deus chama para nos afastarmos do pecado e recuperarmos aquilo que perdemos pecando. Deixe de lado os pensamentos de desistência. Afaste-se do pecado obtendo a misericórdia de Deus. Compartilhe com outros a mensagem de restauração para trazer outras pessoas a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.