3 de fev de 2017

Para descer ou subir

03 de fevereiro

“Para descer, todo santo ajuda.”

Este é mais um dito popular ligado à religiosidade brasileira e à crendice de que cada santo ou espírito a quem se faz petições com oferendas e promessas é especializado em um tipo de causa ou problema. Constata-se que descer, seja no sentido literal ou figurado, é tão mais fácil que não é necessário procurar uma ajuda específica, ou ainda, nenhuma ajuda é necessária. O dito pode ser aplicado para demonstrar descrença em qualquer tipo de ajuda sobrenatural, a dificuldade em obter ajuda para subir e ainda para desvalorizar o esforço de buscar ajuda em determinadas situações.

A Palavra de Deus
“...pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5-7

[V] Na noite em que Jesus seria traído, ele se preparava para deixar os discípulos e disse que eles não fariam coisa alguma sozinhos. Jesus disse que era como uma videira e os discípulos eram galhos ou ramos. Eram eles que apresentariam os frutos que Deus quer, mas somente fariam isso se estivessem devidamente ligados em Jesus, como parte dele. Se, por um lado, se desligassem de Jesus, secariam, morreriam, seriam juntados, lançados ao fogo e queimados. Por outro lado, se estivessem ligados em Jesus e as palavras de Jesus estivessem neles, pediriam o que quisessem e lhes seria concedido.

[O] O que Jesus queria dos discípulos, e João, quando relatou esse ensino, é que os ouvintes se concentrassem em uma plena ligação espiritual com Jesus, através da oração em nome dele e do conhecimento de seu ensino. Somente assim seriam capazes de realizar qualquer coisa a que se propusessem.

[S] O pensamento do mundo é que o ser humano pode fazer muitas coisas por si mesmo, e algumas parecem tão fáceis que a ajuda divina seria dispensável. A Palavra de Deus, pelo contrário, nos diz que, em qualquer coisa que desejemos fazer, dependemos completamente de Jesus. Obviamente, como ensinou Tiago, isso exclui o pecado:  “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’" Tg 1:13. Se no dito popular ‘descer’ representa a degradação dos pecadores, realmente o ser humano não precisa de ajuda descer assim. Porém, se você quer realizar algo bom em sua vida, deixe de lado toda a arrogância e coloque sua confiança somente em Jesus. Nós dependemos dele para todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.