22 de fev de 2017

Palavras de libertação

11/100

“Quem fala demais
dá bom dia para o cavalo.”

É possível imaginar alguém falando tanto que, enquanto está a pé, cumprimenta o cavalo à sua altura, antes mesmo de o cavaleiro apear dele. Falar com o cavalo pode indicar que a pessoa que muito fala não escolhe bem os seus ouvintes e fala com quem não deveria, ou que é semelhante aos cavalos que precisam de freio na boca, ou que dá explicações a quem não lhe compreende. Qualquer que seja o entendimento, fica a lição de que falar muito não é bom.

A Palavra de Deus
“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" Mateus 12:36,37.

[V] Jesus estava respondendo aos fariseus que diziam que ele expulsava demônios por ter uma alguma ligação com o príncipe dos demônios. Além de mostrar a falta de razão naquelas palavras e alertar contra o pecado imperdoável de falar contra o Espírito Santo, Jesus ensinou que as pessoas ruins falam coisas ruins e isso lhes é inevitável. Então disse que, até mesmo das palavras inúteis que dizem, os seres humanos prestarão contas a Deus e afirmou que as palavras, como evidência do caráter, serão usadas para determinar a sentença que receberão.

[O] Jesus deu grande importância ao que as pessoas dizem e é fácil entender isso quando sabemos que ele as considerou as palavras como frutos das pessoas como árvores. Portanto, as palavras revelam a natureza das pessoas. É notável que Jesus ensinou ainda que mesmo a falta de falar pode trazer condenação: “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus” Mateus 10:33. Obviamente aqui também está implícito que o modo como usamos nossas palavras revela o nosso caráter.


[S] Portanto, prevalece a ideia de que quem fala muito fala com cavalos porque são seus semelhantes. Como cavalos não sabem conter a si mesmos, e isso é semelhante ao ensino de Jesus: as palavras revelam o caráter. Ele, porém, mostrou as consequências eternas de um caráter que não foi transformado pelo Espírito de Deus. Examine hoje o que você tem falado. Suas palavras são fúteis, sem valor? Ore, peça a Deus que transforme a sua vida profundamente, até que sua boca esteja cheia da Palavra de Deus. Então, suas palavras trarão libertação para você e também para todos que lhe ouvirem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.