8 de fev de 2017

Não aceite imitações

07 de fevereiro

“A voz do povo é a voz de Deus.”

Antigamente usado em latim, “Vox populi, vox Dei”, essa expressão tem registros que remontam ao século VIII. Mil anos depois, no início do século XVIII, um partido inglês que lutou contra a monarquia absolutista publicaria um panfleto que tinha essa frase como título e pode ter sido responsável por sua popularização na modernidade. Como acontece com ditos tão usados e por tanto tempo, esse também tem diversos significados e às vezes são até opostos. É possível usá-lo para dizer que Deus se manifesta através da vontade do povo, e até para dizer que Deus não se manifesta, então o povo o faz no lugar de Deus. É nesse sentido menos religioso que o partido inglês usou a expressão. O que será que Deus diz sobre isso?

A Palavra de Deus
"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” Isaías 55:9

[V] Isaías, depois de haver apregoado a severa punição de Israel no cativeiro, fala da restauração que Deus fará. No capítulo 53 ele descreve o Cristo detalhadamente: “...o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele...” Is 53:5. No capítulo 54, fala da Igreja: “...nenhuma arma forjada contra você prevalecerá...” Is 54:17. Então, no capítulo 55, convida “...todos vocês que estão com sede...” Is 55:1, judeus e gentios a receberem Cristo e se integrarem à sua Igreja, seu Reino. Essa é a mensagem do Evangelho, e Deus a apresenta de um modo que, entre outras coisas não é racionalizada ou imitada. Precisa ser adquirida de Deus, na fonte.

[O] Essa mensagem nos leva de volta ao verso com que toda essa passagem se inicia: “Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?” Is 53:1. Aquilo que Deus tem a dizer não pode ser imitado por ninguém mais e tem o objetivo de levar as pessoas a uma firme convicção, distinta de quaisquer ideias humanas, que não podem chegar nem perto da grandiosidade da preciosa mensagem de Deus.

[S] Esse texto nos leva a pôr de lado a ideia de que o povo possa gerar uma mensagem como a de Deus. É preciso busca-la em Deus somente, a genuína mensagem que pode satisfazer ao faminto e sedento. Depois será possível compartilhar essa mensagem divina com outras pessoas e assim também serão salvas. Mas, de nenhuma forma, diremos de nós mesmos algo nem de longe semelhante ao que Deus diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.