4 de fev de 2017

Escolhendo melhor

04/100

“Vale mais um pássaro na mão do que dois a voar.”
Compara-se o valor de cada pássaro na condição de estar sob posse ou não. Valoriza-se, então, mais o pássaro que possuímos do que dois que estejam fora de nossas mãos. Esse dito popular ensina a valorizar aquilo que possuímos individualmente em relação ao que pertence aos outros ou ao coletivo. Também pode desestimular o risco do investimento na aquisição de mais do que se tem. Esse é o pensamento humano. O que Deus diz sobre isso?

A Palavra de Deus
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:4

[V] É interessante que no capítulo 2 da Carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo convida os crentes a buscarem mais do que já tinham nos bons relacionamentos que cultivavam na igreja. Ele mesmo está ambicionando mais, pelo que faz sua proposta dizendo: “...completem a minha alegria...” Fp 2:2. Para obterem maior recompensa emocional e espiritual em ser igreja, os Filipenses deveriam deixar o individualismo e o egoísmo dos interesses particulares para buscar o que era bom para os outros.

[O] Paulo, inspirado por Deus, chamou seus leitores a ambicionarem as coisas que Deus deseja dar, especialmente as bênçãos de viver como membros de um corpo social, jamais iludidos por uma sensação de individualismo. Ao desejar isso, é necessário abrir mão daquilo que nos convém, ou que é de nosso interesse pessoal, para buscar aquilo que é bom para todos.

[S] Certamente a Bíblia condena a ganância, e a considera como um tipo de idolatria. Porém, não há limites para desejarmos as coisas que Deus quer nos dar e o cumprimento de sua boa, perfeita e agradável vontade em nossa vida. Para isso, vale a pena abrir mão do pássaro que temos na mão, de nossos interesses e vantagens, para ir em busca de algo muito melhor e mais valioso, mesmo que ainda não o tenhamos. Pensando nisso, desvalorize agora os seus interesses particulares e comece a buscar aquilo que é bom para o Corpo de Cristo. No que se refere aos seus dons, talentos, bens, conhecimentos, à perspectiva de uma carreira, o que é melhor para o coletivo? Prefira isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.