29 de jan de 2017

Olhe para cima

01 de fevereiro

“Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”

As pessoas usam esse dito popular para explicar que não veem uma opção razoável e se sentem ameaçadas, não importa o que façam. Parece-lhes que qualquer atitude que tomem produzirá prejuízo ou sofrimento equivalentes. Não ver solução ou saída, sentir-se em um impasse, isso é muito ruim. Mas essa é a palavra dos homens. Qual será a Palavra de Deus?

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Sl 121:1,2.

[V] Esses versos iniciam o segundo dos quinze ‘cânticos dos degraus’, na quinta divisão do Livro dos Salmos. Esses cânticos parecem ter sido tradicionais nas peregrinações que se faziam até Jerusalém, para as grandes festas no Templo. Cantar durante as longas caminhadas, ajudava os crentes a superar as dificuldades e perigos da viagem e também os preparava espiritualmente para a adoração. Levando isso em conta, podemos imaginar o peregrino entrando em um vale estreito, onde poderia haver ladrões espreitando dos dois lados, em cima dos montes. Não havia para onde fugir.

[O] O autor dessa canção queria lembrar quem a cantasse que, ao olhar para as dificuldades que nos cercam, como sobre os montes de todos os lados, há um lugar ainda mais alto para o qual podemos olhar e ali obter esperança. Embora as circunstâncias pareçam controlar a nossa vida, Deus criou e controla tudo o que existe e, portanto, está muito acima delas. É para lá que a Palavra de Deus convida os peregrinos a olhar: para Deus, que é Senhor de todas as coisas e que se mantem alerta.

[S] Se você estiver olhando para as circunstâncias que cercam sua vida, para tantas dificuldades que lhe deixam sem saída, não encontrará esperança, não desejará continuar a caminhada, ficará no vale esperando que o pior aconteça. Então, deixe de olhar para ‘o bicho’ e levante ainda mais os seus olhos. Olhe para Deus, com a certeza de que Aquele que fez e domina todas as coisas olha também por você, para te proteger e socorrer em sua peregrinação. Quando você olhar para o Senhor todo poderoso, a esperança se fortalecerá em seu coração e você prosseguirá com confiança e determinação. Então, cante essa canção, como fez o salmista, ensine-a a outros para que aqueles que caminham com você, tenham todos a mesma esperança. Caminhar cantando a nossa fé é um modo de multiplicar o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.