3 de out de 2014

Semper verum


Quem é mais forte, Jesus ou o Super Homem? Essa pergunta que, de uma forma ou de outra, ouvimos das crianças com alguma frequência, é aparentemente inofensiva e sua ingenuidade suscita algumas risadas. Infelizmente ela esconde um problema que está se aprofundando e exige nossa urgente atenção.

Há igrejas que resistiram por muito tempo a adoção de metodologias e recursos modernos para a evangelização e pastoreio de crianças e conheço algumas ao redor do mundo que ainda não aceitam que Jesus seja caricaturado com a irreverência de um personagem de quadrinhos. O que tais igrejas procuram evitar é o problema que agora enfrentamos: que Jesus e a Bíblia sejam classificados mentalmente na categoria da fantasia, junto com o Super Homem, o Ben 10 e outros. Quando isso acontece, nossas crianças transitam para a adolescência sem os elementos  necessário para desenvolver a fé racional. A categoria de verdade é realidade é então ocupada pela ciência e pela política.

Não precisa ser assim. O mundo de fantasia é uma criação dos adultos. Você já viu uma criança brincando de ser criança? Elas brincam de ser mãe, pai, professora, médico, mecânico. A infância é uma período de descoberta do mundo adulto. A criança fantasia por engano e por ignorância, é o adulto quem promove isso, e o faz por saudosismo e por conveniência. Posso discutir esse assunto sob outros aspectos, mas, no que se refere à construção da fé, e isso é o que importa, estávamos melhor quando o culto infantil imitava o culto dos adultos: quando as crianças oravam, testemunhavam, ofertavam e até pregavam de verdade.

Temos que reconhecer que um cristianismo de ursinhos carinhosos e pôneis cor-de-rosa não está ajudando nossas crianças a encontrar Jesus. Não estou sugerindo uma queima medieval de métodos e recursos, mas uma atitude vigilante e resistente. Como modelo, encontramos o autor da Carta aos Hebreus. Ele teve a tarefa muito semelhante de ajudar os judeus a superar os símbolos para perseverar na realidade. Então ele diz: "Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo..." Hb 12:22. É onde nossas crianças precisam chegar também: à Verdade, sempre verdade.
..........
Para ser um Ceifeiro (intercessor/ mantenedor/ divulgador) da AMME evangelizar ligue (11) 4228 3222 ou envie um e-mail para ceifeiros@ammeevangelizar.org e um missionário da AMME ligará para você.
..........
Foto: Detalhe de Salvador Dali, Christ of Saint John.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.