13 de out de 2014

Revisão de planejamento

Perguntas estimulantes
José Bernardo

Você fez um planejamento estratégico de curto prazo, definiu um objetivo e desenvolveu ações para alcançá-lo, avançou até certo ponto e agora percebeu que no passo em que está não vai atingir o objetivo. Você precisa rever seu planejamento e com este artigo eu quero ajudar-lhe nessa revisão.

Quero sugerir um conjunto de questões em três níveis, as primeiras se referem mais ao seu público, as segundas se concentram em sua organização e a terceira se refere ao próprio planejamento. Use essas perguntas para fazer um brainstorming com sua equipe e desenvolver opções de solução, depois ranqueie essas opções e use-as para revisar o seu planejamento estratégico.

Olhando para o seu público:
  • 1. Há algum segmento ou grupo que ainda não foi alcançado? Por que esse segmento poderia absorver melhor distribuição? Onde está, como age, e o que necessita esse segmento?
  • 2. Há algum aspecto do produto/ serviço que ainda não foi evidenciado? Há algum aspecto ou função que poderia ser agregado ao produto/ serviço? É possível modificar o produto/ serviço para torna-lo mais interessante (mais leve, mais rápido, mais barato, mais volumoso etc.)?
  • 3. Há alguma maneira de explicar melhor a oferta? Há algum canal que não está sendo devidamente explorado? Como produzir mais publicity ou recomendação (propaganda espontânea, boca a boca)?
Olhando para a organização:
  • 4. Há alguém na equipe que ainda não foi ouvido? Há algum estilo criativo ou perfil funcional faltando na equipe? Há alguma pessoa que, se incluída, poderia trazer uma perspectiva diferente?
  • 5. Há algum modo de otimizar a logística de distribuição (acelerar, simplificar, baratear etc.)? É possível disponibilizar o produto/ serviço de modo a facilitar o acesso e a aquisição?
  • 6. Há possibilidade de diminuir os custos? É possível modificar o preço (diminuir ou aumentar)? Como a alteração de preço (maior ou menor) pode se traduzir como benefício para o público?
Olhando para o planejamento:
  • 7. Há possibilidade de modificar o objetivo e ou as metas? Qual seria o impacto de aumentar o objetivo/ metas? Qual seria o impacto de diminuir o objetivo/ metas? Que outros indicadores poderiam ser utilizados?
Ao conduzir esse exercício lembre-se que nosso trabalho como administradores depende de tantas variáveis que se torna subjetivo. Não há muitos certos e errados naquilo que fazemos e nem sempre se pode ter absoluta certeza de alguma coisa. Portanto, seja sensível a novas ideias, admita novas possibilidades, mesmo que elas pareçam desviar-se muito da decisão inicial. Administrar é a arte da melhor possibilidade.

Finalmente, lembre-se que tanta subjetividade torna as discussões intermináveis. Quando for o momento de decidir assuma a sua responsabilidade como gestor, agradeça as contribuições de cada um, renuncie opções e tome as decisões necessárias, indicando o novo caminho para sua equipe e liderando-a nele. Faça o melhor que puder e confie no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.