29 de set de 2014

Despertar para crer


Estou concluindo a leitura de ‘A Grande Comissão é Bem Maior do que Você Imagina’, do jovem escritor (é assim que ele mesmo se apresenta) Yago Martins. Comecei com a curiosidade de entender o que haveria em meio milhar de páginas sobre a Grande Comissão e percebi que o mérito da obra não está na quantidade dessas laranjas que a gente colhe ao longo dos anos, mas em quão bem o autor espremeu as que primeiro colheu. O livro está por publicar e eu o recomendo desde já.

Em um dos momentos do livro, já que preferi medi-lo em tempo e não em páginas, Yago aborda a incoerência entre a decisão soberana de Deus em salvar através da pregação do Evangelho e as assombrosas estórias de que centenas de muçulmanos estariam se convertendo por causa de sonhos que teriam com Jesus. Eu não vou me deter nas fontes dessas estórias ou na veracidade delas, apenas no fato de que Deus decidiu salvar através do ensino, da pregação, do testemunho e da presença de sua Palavra e, portanto, tais estórias não conferem com o que aprendemos nas Escrituras.

O problema aqui é comum nessa era que já vai deixando de ser ‘da informação’ para ter ainda menos significado. Estamos na era ‘do dado’, no nível do chão: as pessoas sabem que há milhões de informações na Internet mas não as acessam. Para ascender à informação é preciso decodificar (ler) os dados; para transformar a informação em conhecimento é preciso julgar a informação conforme um parâmetro. O individualismo diluiu os parâmetros e a verdade se tornou líquida, incapaz de sustentar-se. Mas isso não deveria afetar a fé que temos como membros do Corpo de Cristo. A Palavra de Deus é a rocha sólida que nos serve de referência. Ser cristão é poder julgar todas as coisas, inclusive as estórias mais emocionantes, à luz do que Deus disse.

Não sabemos se os muçulmanos se converteram sonhando. Faltam contatos com tais pessoas ou seus depoimentos registrados, como Yago observa. Contudo, mesmo que um milhão de pessoas jurasse ter se convertido sem a fé que vem pelo ouvir a Palavra de Deus, nós saberíamos que tais informações teriam outra explicação, porque ao serem verificadas pelo parâmetro das Escrituras não seriam aceitas dessa forma. Então, “Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso.” Rm 3:4. Se queremos ver os muçulmanos salvos e transformados é melhor irmos por todo o mundo e pregarmos o Evangelho a toda criatura.
..........
Para ser um Ceifeiro (intercessor/ mantenedor/ divulgador) da AMME evangelizar ligue (11) 4228 3222 ou envie um e-mail para ceifeiros@ammeevangelizar.org e um missionário da AMME ligará para você.
..........
Foto: Detalhe de Gustave Dore The sermon on the Mount, Sermon on the mount.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.