26 de mar de 2014

Amando este mundo

Tempo de leitura 2’20’’
04 da série Cartão Vermelho


O insistente slogan de lanchonete, ‘eu amo muito tudo isso’, é apenas mais um indício da banalização dessa virtude fundamental que é o amor. A falta dele ou o mal direcionamento dá cartão vermelho para o crente, como Paulo disse sobre um certo Demas: “...pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica.” 2Tm 4:10. De um lado temos que, ao amar coisas, atividades e ideias, nos afastamos das pessoas. De outro, há que aquilo a que damos valor ocupa o nosso coração (Mt 6:21). Desviando seu amor para as coisas desse mundo o crente se afasta da Igreja, e quantas igrejas há que promovem esse desvio!


Contribui para esse mal, a ideia de que o cristianismo é apenas amar, apenas um sentir relativo e inconsistente. Na verdade o amor não substitui a prática da vontade de Deus, pelo contrário, é a disposição para cumpri-la completamente: “Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos (quando amamos) não são pesados.” 1 Jo 5:3. Então essa é a causa de tanto trânsito de crentes entre igrejas ou para fora elas: vivemos uma crise de amor.

O mundo e as coisas que há no mundo passam e quem se liga a elas se torna inconstante, então vai de igreja em igreja procurando apenas o que sua carne ama. Os que permanecem são aqueles que amam a Deus sobretudo e, portanto, fazem a vontade dEle, inclusive de amar ao próximo como a si mesmo (1Jo 2:15-17).

De fato, o amor do Pai não está naquele que ama o mundo e as coisas do mundo. O amor é fruto da ação do Espírito Santo na vida de alguém completamente governado por Deus (Gl 5:22). Se o Espírito Santo produziu esse amor em sua vida, certamente você não é indiferente à sua Igreja, aos seus irmãos. Se o amor do Pai está em você, sua escolha será permanecer ao lado daqueles a quem o Pai ama. Já aqueles que amam o mundo e as coisas que há no mundo farão como Demas, abandonarão os seus irmãos quando eles mais precisam de sua ajuda e apoio. “Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” 1Jo 4:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.