2 de mar de 2014

Para adolescentes que esperam

Leitura 3'30"
Reflexão bíblica que apresentei na conclusão do quarto dia na 4a Consciência Cistã Teen em Campina Grande - PB.

"Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: “Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono”.
Eles, contudo, estavam tramando fazer- me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: “Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar- me com vocês?”"
Neemias 6:2,3

Um grande problema que os adolescentes enfrentam é que Satanás, não podendo vencer a luta da sexualidade com a perspectiva de um casamento conforme a vontade de Deus, mudou as regras. Ainda hoje os joves que vivem em áreas rurais e em pequenas cidades podem se casar bem cedo e resolver sua sexualidade dentro do plano de Deus. Então o inimigo vem esticando a adolescência nos últimos tempos, até que o adolescente perde o casamento de vista, por estar tão longe. Quando isso acontece, falta a perspectiva necessária para manter a castidade, para conter o impulso sexual.

Embora não trate da sexualidade, o texto que lemos traz um recurso importante para o adolescente que quer dominar seu impulso sexual até poder liberá-lo conforme a vontade de Deus dentro do casamento: estamos falando da sublimação. Esse mecanismo de defesa nos ajuda a
evitar o sofrimento e a proteger nossa integridade emocional desviando um impulso psíquico para a realização de uma atividade alternativa aceitável.

Neemias foi profundamente provocado em suas emoções, por calúnias, ameaças e humilhações. Ele era um homem de ação e certamente sentiu impulsos de ir e resolver aquela situação. Mas Neemias não foi, e isso evitou que ele se prejudicasse e consequentemente trouxesse prejuizo para seus amigos e seu povo. O que Neemias fez foi desviar toda a energia psíquica, a ira, a indignação que sentia para uma grande obra, um enorme projeto que realizou. Focado nesse projeto ele evitou o pecado, a destruição do pecado e ainda aproveitou para produzir resultados que pôde apresentar a Deus.

Outra das muitas histórias sobre sublimação é a conhecida história de Davi. diferente de Neemias, houve um momento em que Davi não sublimou sua energia sexual. A Bíblia diz que todo seu exército foi para a guerra mas Davi aceitou ficar no palácio, sem nenhum projeto, nenhum foco. Ao invés de projetar sua energia sexual para obter mais uma grande vitória, ele terminou sendo vencido pela carne e adulterou, mentiu e matou. Isso trouxe graves prejuízos para Davi, para sua família, e para o seu povo.

Namorar é um péssimo passatempo para quem vai esperar a hora de Deus para o sexo. Então arrange uma grande obra para fazer e concentre todas as forças nessa obra. Pode ser um projeto pessoal como o esporte. Corrida, natação, ciclismo, por exemplo, são esportes que produzem enorme sensação neurológica de satisfaçãobase supera as urgências sexuais. Pode ser um projeto ministerial, e a oração, a adoração e o socorro ao próximo trabalham as emoções de forma bem efetiva.

Peça a direção de Deus e escolha realizar um projeto que você deseje, que você queira realizar. Concentre suas forças, sua energia nesse projeto, ache alegria nisso e frutos para a glória de Deus. Quando chegar a hora de namorar e casar você vai estar íntegro, puro e separado para viver o plano de Deus para o casamento e para o sexo.

Um comentário:

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.