16 de fev de 2014

Vivência bíblica

Leitura: 3'30''
Vivência Bíblica (ViB) é um método de envolvimento dos adolescentes com as Escrituras Sagradas. A meditação nas Escrituras exige uma concentração mental pouco comum no ocidente, e quase inexistente nos nossos adolescentes. A energia que os impulsiona a novas experiências, ainda associada à euforia dos estímulos de um mercado desesperado para vender, são o cenário do fantástico diagnóstico de déficit de atenção.

Mas nós não cremos em uma libertação que não seja pelo conhecimento da Verdade, não vemos uma fé que não venha pelo ouvir a Palavra de Cristo, que não se construa sobre a Rocha da obediência a essa Palavra. Então, ajudar os adolescentes a superarem as dificuldades e se envolverem com as Escrituras deve ser objetivo de todo pastor e líder e pai.

Buscando soluções para isso, achei que poderia partir do psicodrama, uma linha de psicanálise que usa o teatro para facilitar a expressão terapêutica sobre conteúdos íntimos. Apartir disso comecei a oferecer as Escrituras aos adolescentes como um roteiro de teatro a ser ensaiado e apresentado, o que chamei de Vivência Bíblica ou ViB. Há alguns anos venho fazendo experiências muito animadoras nesse sentido, tanto em nossa escola de liderança para adolescentes e jovens, como em seminários e oficinas.

Uma vivência bíblica, falando abreviadamente, começa com o estudo do texto que será interpretado. Utilizamos o método VOS, versão do método indutivo para o estudo bíblico baseada na progressão identificada em Isaías 6 e em Mateus 13. Os alunos devem ver o texto, ouvir o texto e sentir o texto. O que impulsiona os adolescentes por esse exercício é a iminência do exercício. Eles precisam conhecer o texto para representá-lo.

No momento seguinte os participantes devem identificar um cenário atual em que o texto poderia acontecer, relacionando personagens e dinâmicas contemporâneos equivalentes aos do texto. Dessa forma, eles contextualizam o texto bíblico que compreenderam, mantendo o argumento e aplicando-o à sua realidade. A ViB cumpriu seu objetivo principal quando os adolescentes chegam a uma aplicação relevante do texto bíblico e isso representa de 3 a 4 horas de entusiástica dedicação a um pequeno trecho da Bíblia. Além disso, depois de atingido o objetivo, o estudo do texto e o drama que é criado servem de recurso evangelístico para os adolescentes cumprirem sua missão.

A Vivência Bíblica tem feito sucesso com os adolescentes e obtido resultados significativos porque reúne características que privilegiam a função cerebral peculiar dos adolescentes. É um trabalho coletivo que envolve um grupo de dez a quinze pessoas, e eles gostam de fazer coisas em grupo. É um trabalho que lida com o aspecto emocional na interpretação dos personagens, e os adolescentes estão em plena aceleração das emoções. Ainda há o forte componente físico, a grande possibilidade de inovação, a situação das Escrituras no presente e tanto mais.

O maior ganho da ViB, no entanto, é que os adolescentes ensaiem o texto bíblico, permitindo que a representação dele seja gravada através de todos os sentidos na memória de longo prazo, tornando-se acessível para ser reproduzida naqueles momentos decisivos de suas vidas. desse modo a Bíblia alcança plenamente o seu propósito de ser um texto que modifica a mente e modela a atitude. Experimente a ViB com seus adolescentes e não se esqueça de compartilhar os resultados.
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.