18 de fev de 2014

Método prioritário da missão

A excelência do ensino em missões I
Leitura 2'

Vivemos em um contexto cada vez mais urbano e isso determina e privilegia a sistematização. Tudo deve ter um método, um caminho bem definido para ser feito, um passo depois do outro. Isso afeta o trabalho missionário porque fomos educados para pensar assim, e porque nossos mantenedores, líderes, parceiros e até beneficiários esperam isso de nós. Qual então o método da missão? Vejamos o que Jesus diz:

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:19, 20.

Parece que cada vez que a Grande Comissão foi apresentada, um método diferente foi sugerido: em Marcos somos chamados a pregar, em Lucas a testemunhar e em João a representar Jesus.
Contudo, em Mateus, ao dizer aos discípulos que fez, para também fazerem outros, e ensinando o que Jesus ordenou, leva-los a fazerem discípulos eles mesmos, Jesus estabeleceu um método reprodutivo prioritário para missões. Desse modo, ao cumprir a missão através do ensino, garantimos que a missão continue a ser cumprida. Ensinar é o método preferido de Jesus.

Qual tem sido o seu método prioritário? Que caminho você tem escolhido para cumprir a missão? Seria bom que, ao olhar o seu caminho até agora, pudesse contar um grande número de pessoas a quem ensinou tudo o que aprendeu de Jesus, e que agora, não somente estão praticando, mas também estão ensinando a outros.

Se você se colocou sob a autoridade de Cristo e aceitou a missão que Ele deu, faça do ensino o seu método prioritário. Procure por pessoas que queiram aprender e estabeleça com elas um acordo bem definido de ensino e aprendizado. Ensine o que Jesus ensinou. Ensine na dependência do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensine a praticar, não apenas a teoria. Fazendo isso, saiba que o Senhor estará ao seu lado, aprovando e fortalecendo o seu ministério.
.....................
Para ver os outros artigos dessa série <clique aqui>.
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.