21 de fev de 2014

Função essencial da liderança

A excelência do ensino em missões IV
Leitura: 2'

Há algumas décadas a psicanálise achou uma tensão entre o ter e o ser. A extrema urbanização de nossos dias produziu novas tensões e o ‘fazer’ tornou-se um novo polo. ‘Se quer bem feito faça você mesmo’ é um axioma, uma verdade irrecusável desses tempos de ‘cada um por si’. Isso nos influencia em missões, ao ponto de cada vocacionado querer ‘por a mão na massa’, ser autossuficiente, independente, autônomo. No Corpo de Cristo, porém, as coisas não funcionam desse modo. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, disse:

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado...” Efésios 4:11, 12.

Como enviados, mais do que ter algum dom, nós é que somos dons para serem usados pela Igreja. Dons que o Corpo de Cristo usa para se preparar, se aperfeiçoar, se equipar e suprir. Somos chamados a sermos verdadeiros líderes, não fazendo as coisas por nós mesmos,
mas funcionando como corpo e realizando a obra através de todos os membros. Quanta humildade isso exige: ser aquele que serve aos mais novos, como era comum que os professores das crianças fossem escravos adquiridos para esse fim.

Fazer as coisas através de outros a quem ensinamos e equipamos exige que não nos conformemos com o jeito do mundo fazer as coisas. Liderar exige uma mente renovada, com que não temos, de nós mesmos, um conceito mais elevado do que devemos ter. Somos chamados a avaliar nossa capacidade com equilíbrio, de acordo com o que sabemos de Deus, para cooperarmos com todos os membros no Corpo de Cristo. Assim cumpriremos nossa função enquanto os outros também cumprem a deles.

Como missionários fomos enviados para ensinar e equipar as pessoas à nossa volta, para que estejam em perfeitas condições de realizarem a obra do ministério. É assim que o Corpo de Cristo cresce e edifica-se em amor: “...na medida em que cada parte realiza a sua função.” Efésios 4:16.
.....................
Para ver os outros artigos dessa série <clique aqui>.
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.