22 de fev de 2014

Qualidade total no ministério

A excelência do ensino em missões V
Leitura: 2 minutos

A disputa por mercados faz as empresas competirem por qualidade. Com isso nós nos tornamos mais exigentes. É bom que seja assim porque na obra missionária também se requer um trabalho qualificado. Mas a qualidade não é uma coisa, são várias: para uns é a quantidade, para outros é a funcionalidade. Então o que indica a qualidade no ministério? Como sabemos que um missionário é um bom líder? Paulo ensinou a Timóteo sobre isso:

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino...” 1Tm 5:17.

É interessante que Paulo estivesse tratando de questões sociais da igreja, como o cuidado dos mais velhos. Contudo, ao falar de liderança, ele não disse que era o serviço social que indicava a boa liderança, a boa liderança é medida pelo esforço na pregação e no ensino. Ele não estava sozinho. Lá em Jerusalém os ‘enviados’ já tinham se defrontado com o dilema entre o serviço social e o ensino na igreja. Não demoraram em escolher aquilo que indicava a maior qualidade do ministério: escolheram dedicarem-se exclusivamente ao ensino e escolheram diáconos para o serviço social. Assim a Palavra de Deus se espalhava (At 6:1-7).

A Igreja pode distribuir alimento, lutar contra a injustiça, cuidar dos enfermos, socorrer os pobres, mas acima de tudo deve pregar e ensinar a Palavra de Deus. Há muita pressão hoje em dia para que deixemos o ensino e nos dediquemos a outras atividades. Paulo também enfrentou isso e, ministrando a uma igreja que devia manter a fé em um contexto de terrível mundanismo, afirmou com segurança: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” Romanos 1:16.

Em um mundo que se acha muito moderno e que avalia a igreja por critérios mundanos, nós não podemos nos envergonhar de dizer que a solução é sempre fazer a vontade de Deus, por isso ”... nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra.” Atos 6:4. Essa é a qualidade de nosso ministério.
.....................
Para ver os outros artigos dessa série <clique aqui>.
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.