29 de jan de 2014

O ministério dos adolescentes

Temas urgentes V – 2 minutos
Prezado pastor, alegria e paz do Senhor. Entre os temas mais urgentes para serem tratados na igreja em nossos dias estão os adolescentes. Sei que muitos pastores não consideram essa faixa de idades sua responsabilidade pessoal e a delegam ou deixam para outros. Essa pode ser uma das razões de tantos adolescentes se desviarem, enfraquecendo as igrejas e fazendo-as minguar.

As conversões de adolescentes representaram 33% do total nas décadas passadas. Porém, ultimamente, os adolescentes estão saindo mais e entrando menos. Muitos ministérios para adolescentes se tornaram berçários de filhos de crentes, grandes esforços de entretenimento e diversão, incapazes de inserir os adolescentes como verdadeiros membros no Corpo de Cristo e ramos produtivos da Videira Verdadeira. Sem frutos, eles são cortados, lançados fora, secam-se e são queimados. As igrejas sofrem com isso, porque não podem contar com a energia, criatividade, entusiasmo e empenho desses membros mais jovens. A igreja tende, então, a envelhecer e diminuir.

Fui um adolescente comprometido com a fé e com o ministério. Comecei a trabalhar com adolescentes quando ainda era um deles e servi até mesmo na recuperação de adolescentes em conflito com a lei. Mais recentemente pesquisei sobre a neurologia do adolescente e apliquei as recentes descobertas da neurociência ao ministério com esse grupo. Formei uma escola de liderança para adolescentes, escrevi livros sobre eles e para eles, tenho motivado, treinado, suprido e ajudado líderes adultos e líderes adolescentes em todo o Brasil. Eu conheço o potencial de serviço dessa grupo entre 11 e 17 anos e quero vê-lo, cada vez mais, a serviço do Reino.

Quero ajudar o pastor também nessa área em sua igreja. Entre os temas que posso tratar em pregações, conferências, workshops e seminários estão: a) Líder adolescente – quem são os adolescentes, porque são importantes e como envolve-los; b) TEEN10 – os dons da adolescência para a liderança; c) Pais em paz – entendendo os filhos adolescentes; d) Sinta-se em casa – o pastoreio de adolescentes no contexto da família.

Caso o irmão necessite, terei alegria em ajudá-lo e à sua igreja. Meu ministério é servir na pregação e no ensino. Minha agenda de trabalho é administrada pela missionária Rosana Garcia, telefone (11) 4473 4373, e-mail rosana@salvavidas.biz.

Seu pelo Reino de Deus,

José Bernardo
AMME Evangelizar
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.