29 de jan de 2014

Liderança Dinâmica

Temas urgentes VII – 2 minutos
Prezado pastor, saudações em Cristo. Nos últimos anos a diferença entre a igreja evangélica e a igreja de Roma voltou a diminuir. Em um triste retrocesso, muitas igrejas evangélicas voltaram a ser a igreja dos clérigos, onde o povo vai apenas para ser suprido em suas necessidades, cada vez mais apenas aquelas temporais.

Quando um pastor, espontânea ou forçadamente, passa a tratar os membros como clientes, como beneficiários ou dependentes de seu ministério, está determinando seu isolamento e o enfraquecimento da igreja. Os membros são nossa equipe de trabalho e nós somos parte desse corpo. Nós não devemos e não podemos assumir sozinhos a responsabilidade de sermos igreja. Se tentarmos isso, sofreremos acusações, insatisfações, divisões e nunca chegaremos a conhecer o que é Igreja ou a agradar ao Senhor.

Como pastor e como pesquisador, tenho percebido que a integridade e funcionamento frutífero da igreja depende do desenvolvimento dos crentes para o trabalho que eles devem fazer. É isso também o que dizem as Escrituras. Treinar líderes deve ser a prioridade no ministério de um pastor, e então ele será um líder de líderes.

Minha proposta, caso o pastor entenda que precisa de ajuda, é cooperar para o treinamento da liderança. Nesse tema posso oferecer o programa Liderança Dinâmica, em que trabalho sobre a lista de dez funções centrais de liderança que selecionei e desenvolvi. Há também outros assuntos sobre os quais posso trabalhar conforme necessidades específicas: a) Obediência e desobediência nas Escrituras; b) Lições de liderança no livro de Rute (IPE); c) Jonas fala hoje – o ministério na pós-modernidade; d) Lições de liderança no livro de Neemias.

Caso o irmão necessite, terei alegria em ajudá-lo e à sua igreja. Meu ministério é servir na pregação e no ensino. Minha agenda de trabalho é administrada pela missionária Rosana Garcia, telefone (11) 4473 4373, e-mail rosana@salvavidas.biz.

Seu pelo Reino de Deus,

José Bernardo
AMME Evangelizar
.....................
Meu trabalho é mantido biblicamente: se tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, no Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.