6 de jan de 2014

O maior ensino de Jesus

Em resposta à seguinte crítica no perfil de um amigo: "Acredito que seria mais interessante vcs defenderem a própria fé do que criticar a fé alheia, pois o maior ensinamento de Jesus foi prática do amor." 

 Aqui há um bom exemplo da necessidade de apologia e também do uso dela. Embora muita gente acredite assim, o maior ensinamento de Jesus não foi o amor. Essa é uma conclusão precipitada de quem não conhece muito sobre Jesus, seu ensino e seu ministério.

Veja, quando perguntado sobre qual era o maior mandamento da Lei de Moisés, Jesus respondeu que ao invés das centenas de ordens e proibições que os judeus observavam, a essência de toda a Torah é o amor. Jesus ensinou isso 'criticando' a prática religiosa dos judeus, que se fiavam demasiado na observância de rituais. A função da apologia é essa, desfazer os enganos.

Então você percebe que o amor não era o maior ensino de Jesus - há coisa ainda mais importante. Para saber qual o maior ensino de Jesus, não de Moisés, você deve olhar para o tema que foi mais constante no ministério de Jesus, antecipado por João Batista e ordenado aos discípulos para continuarem até o fim dos tempos: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo" Mt 4:17.

Esse, sim, é o maior ensino de Jesus, que devemos nos submeter ao Reino, ao governo de Deus, até que somente a vontade dEle seja feita em nossa vida. Isso se evidencia pela completa mudança em nosso modo de pensar, sentir e em nossa disposição para agir, o arrependimento. Essa é a mensagem de Jesus para você também.

Se o meu ministério tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

5 comentários:

  1. O maior ensino de Jesus é o amor mesmo...pois até o arrependimento em nós é fruto da consciência da bondade de Deus. É o amor dele que nos constrange a uma mudança de mente, a metanóia. Jesus simplificou a Lei apenas em amor...Mas nota que João simplificou o evangelho em amor também! Deus é amor. Se Deus é amor ele não pode ter outro maior ensino que não seja Ele mesmo: Amor! Quem ama já se arrependeu das práticas do ódio! Amar é estar em metanoia! Falar em arrependimento sem amor é pura hipocrisia farisaica que muda apenas o exterior mas que não muda o processo mental que é apenas construído pelo constrangimento do amor de Deus em nós. DA mesma forma é a santidade..." sede santos " quer dizer amem como eu vos amei...Forte abraço! Que o amor de Deus atravesse as nossas consciências e nos leve todos os dias ao arrependimento!

    ResponderExcluir
  2. Não, Roger, o amor é o maior mandamento e isso está claro no texto bíblico. Nossas idéias não são interessantes, é preciso se ater ao texto bíblico. Ora, se o amor é a Lei, toda a Lei, porque Jesus precisou vir? Veio para possibilitar que o amor que já era a essência da Lei fosse praticado. E como poderia fazer isso? Reinando absoluto sobre as pessoas. O amor é fruto do domínio do Pai, no Filho pelo Espírito Santo. Somente quando esse domínio é estabelecido é que o amor ensinado pela Lei se torna possível. Por isso o grande ensino de Jesus é o Reino de Deus. Discursos sobre amor tem sempre essa aparente piedade, são democráticos, ecumênicos, mas as pessoas não se salvam ou se perdem pelo amor e sim por estarem sob o Governo de Deus ou fora dele. Submeta-se o ser humano ao Governo de Deus e será levado ao amor. Sozinho chegará ao inferno.

    ResponderExcluir
  3. Eu até entendo sua visão pastor e concordo que o amor é o maior ensinamento da lei.No entanto se vivemos sobre o governo de DEUS isso significa que obedecemos a lei se o amor faz parte da lei fazemos parte do governo de DEUS,quem não tem amor não se submete ao governo de DEUS,acho que ninguem pode perdoar se não amar, e ninguem pode se arrepender se não houver amor.É oque penso e acho que todo ensinamento de Jesus se baseia na lei de DEUS, porque TODO ensinamento é uma lei de DEUS, e se o amor é o maior ensinamento da lei de DEUS então não há ensinamento maior do que o amor, e não há arrependimento sem amor como o próprio Jesus menciona: -onde pouco é perdoado pouco amor é mostrado.Sem duvidas essa é uma prova clara que arrependimento e amor andam juntos é oque penso a respeito mas que DEUS possa exclarecer TUDO diante de sua Glória e não de opiniões humanas

    ResponderExcluir
  4. Prezado Natan, sendo objetivos, a questão que está sendo discutida é qual o maior ensino de Jesus, nenhuma outra. A resposta é bastante simples e prática; não são necessários rodeios: 1) O amor é o maior MANDAMENTO e essência da Lei; 2) O maior ensino de Jesus é que devemos estar submissos ao Reino de Deus para cumprirmos o amor (a Lei).

    ResponderExcluir
  5. Não publicarei outros comentários semelhantes sobre essa matéria porque os comentaristas não foram capazes de perceber o ângulo em que o tema é tratado. O objetivo do artigo não é fazer apologia ao amor ou ao Reino. A questão é muito mais simples: nos textos que podem ser tomados como referência, o amor é sempre apresentado como maior mandamento da Lei, portanto não como ensino de Jesus. Se queremos encontrar o maior, ou mais fundamental ensino de Jesus temos que procurar em outro lugar. Quanto ao cristianismo do ser bonzinho, o conceito 'we are the world', tem feito muito mal ao se confundir com o verdadeiro Evangelho e precisa ser combatido, embora seja senso comum.

    ResponderExcluir

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.