8 de jan de 2014

Accountability

Ser testemunha, ser capaz de dar informações precisas a partir daquilo que temos experimentado exige uma qualidade, uma característica, mais do que qualquer outra. Infelizmente não temos essa característica denominada em português. Em inglês, é accountability e, conforme o Merriam-Webster, significa: a qualidade ou o estado de ser responsável; especialmente: uma obrigação ou desejo de aceitar responsabilidade ou de prestar contas das próprias ações. Temos um nome para responsabilidade e para prestação de contas, o que nos falta é um nome para o desejo de prestar contas.

A falta de uma palavra em qualquer língua é sempre significativa, e é possível que indique a ausência daquela ideia na realidade. Poderíamos falar sobre muitas causas para a falta do conceito accountability. A educação baseada no medo ou vergonha, que intimida nossa sociedade é uma das razões para a falta de proatividade na prestação de contas. A personalidade coletiva mais emocional, o pensamento subjetivo, fazem a expressão mais complexa, mais difícil e menos precisa. O fato é que não temos essa vontade de prestar contas, essa disposição em dar informações sobre o que fazemos, onde vamos, quais são os nossos objetivos, então, os mais apressados exibem aquele adesivo: ‘Deus deu a vida para cada um cuidar da sua’.


O brasileiro é extrovertido diria alguém ludibriado pelas cores do carnaval. Prestando atenção, percebe-se que a melhor maneira de nada dizer é falando muito. Além de fatores históricos e culturais, a situação é agravada pela vida urbana, e a maior parte de nossa população vive nesse cenário. A vida nas cidades vai eliminando elementos da coletividade que tornariam mais fácil a transparência. A vida se torna mais obscura, secreta, individualista, cercada de muros, oculta atrás de portas com chaves quádruplas e alarmes caríssimos. A internet ainda se encarregou de configurar essa solidão pós moderna. Interpondo a tela entre as relações. (Subindo para missões, José Bernardo - Cap. 10)

Se o meu ministério tem sido uma bênção para você e deseja cooperar financeiramente, deposite sua oferta para José Bernardo, Banco Itaú, ag. 3785, c/c 07051-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.