19 de nov de 2013

Educação Cristã I

Obstáculos para transpor
Aos educadores cristãos, ministros de Deus e vizinhos de Sua perfeita vontade para a Igreja, alegria e paz. Planejo escrever três notas enfatizando diferentes aspectos do ensino de crianças e adolescentes como estratégia fundamental para a Igreja no cumprimento da missão de Deus.

Quero que vocês se lembrem do que disse o Senhor quando quis resumir seu ensino para os discípulos que então enviava: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei...” Mt 28:19, 20. É através do ensino que a Igreja coopera na missão de Deus, contudo, muitos obstáculos podem desviá-la e impedir sua efetividade. Permitam-me destacar aqueles que considero mais desafiadores.

A isolação do ensino de Cristo em uma matéria estanque é uma das razões pelas quais as pessoas terminam por dissociar sua fé da realidade cotidiana.

O método dedutivo pode parecer mais adequado para a ciência quando ela parte da ignorância. Nós, porém, partimos do conhecimento de Deus e desde o início julgamos todas as coisas pelo critério de nosso relacionamento com Ele através da Palavra.

A quantidade e a velocidade da informação na atualidade fez com que nossos contemporâneos soubessem de tudo um pouco e nada de tudo. Esse conhecimento fragmentado revela-se pouco útil.

Outro evento consequente da quantidade e aceleração da informação é a diluição da verdade em um moralismo humanista, um novo paganismo: a religião do ser bom e fazer coisas boas para obter bênçãos e favores. Esse não é o ensino de Cristo, o ensino da moral não cumpre sua missão.

Esses obstáculos dependem da timidez com que os cristãos apresentam sua fé, em uma posição desfavorável conforme os padrões criados pelo mundo. Sobre isso o apóstolo Paulo disse: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” Rm 1:16, e depois aplicou a Palavra de Deus a todas as pessoas, ao mundo inteiro.

Não seremos capazes de ensinar se colocarmos a verdade em uma categoria separada da realidade.

Sejam santos.

José Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bem vindo seu comentário que honre e exalte a santidade do Senhor.